quarta-feira, 26 de março de 2014

Astroterapia

Astroterapia é um método de cura e desenvolvimento pessoal que alia conhecimentos de astrologia e psicologia como caminhos para a autorrealização e para a transformação da realidade.
Novidade? Nem tanto. Em meados de 1930 o astrólogo francês Dane Rudhyar foi o primeiro a incorporar conceitos da psicologia junguiana na astrologia, contidos nos livros  "Astrologia da Personalidade" e "A Astrologia da Transformação".



Não é uma prática reconhecida pelos Conselhos Regionais de Psicologia brasileiros, mas os psicólogos adeptos da técnica "psico-astrológica" garantem que conseguem desvendar, de forma mais rápida e precisa, a essência dos pacientes, facilitando a solução dos problemas psíquicos e emocionais.

A psicóloga e astróloga  Elizabeth Friedrich, que atua há mais de 40 anos com a astroterapia, lembra que Carl Gustav Jung foi um psicólogo que dizia que, "com a astrologia, sabemos mais sobre a psicologia", quando ele mesmo utilizava o mapa astral do paciente  para aprimorar seu diagnóstico.

A psicóloga Julia Grazielle do Prado aderiu à astroterapia em 2009 e, segundo ela, o mapa astral pode fornecer mais detalhes sobre o temperamento do paciente, enquanto que na terapia tradicional isso pode ocorrer de forma mais lenta, até porque algumas pessoas têm dificuldades em exteriorizar problemas mais sérios. Segundo ela, 'elementos relativos ao temperamento não podem ser mudados, somente administrados".

A terapeuta comportamental e astróloga Maria Celia Saraiva, há mais de 20 anos atuando na área, afirma que usa os conhecimentos astrológicos para se aproximar da essência das pessoas e entender o momento presente do paciente,  e não para fazer previsões. Ela diz que a maioria dos que a procura vão em busca de um tratamento psicológico não tradicional.

A astroterapia também pode ser boa aliada na orientação vocacional pois, através do estudo do mapa astral, é possível identificar as profissões mais adequadas para cada pessoa.


Fonte: Portal Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário