sexta-feira, 28 de março de 2014

Café da Manhã

Você costuma destinar os primeiros momentos do dia pra tomar um bom e saudável café da manhã, com calma e apreciando os prazeres à mesa? Ou acorda já na correria e mal toma uns goles de café preto, quando muito? Os especialistas lembram: alimentar-se mal ou ignorar o desjejum atrapalha o metabolismo e pode prejudicar o aprendizado, trazer problemas cognitivos, redução da memória e dificuldades de raciocínio, principalmente nos jovens.




O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, em 2012, a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar, que apontou que 40% dos jovens ignoram o café da manhã.

Outro estudo, desenvolvido pela Universidade de Umeã, na Suécia, trouxe outra novidade: jovens que não tomam café da manhã ou fazem a refeição pobre em nutrientes tiveram 68% maior de síndrome metabólica na fase adulta, desenvolvendo fatores de risco para diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, obesidade abdominal e altos níveis de glicose no sangue.

Os especialistas são categóricos: pular o café da manhã, ao contrário do que muitos pensam, pode levar ao aumento de peso - durante o período de sono, o organismo fica em jejum e guarda energia e gasta o mínimo para realizar as tarefas básicas. Fora que, ao não se alimentar corretamente pela manhã, nas próximas refeições a tendência é escolher alimentos mais calóricos e gordurosos aumentando, ainda, os níveis de colesterol.

Segundo a nutricionista Anália Barhouch, o café da manhã deve fornecer no mínimo 15% das calorias necessárias do dia, e é fundamental manter o equilíbrio na escolha dos alimentos.
Anália dá dicas do que comer:
* Cereais e pães: os integrais têm mais fibras e antioxidantes, que facilitam o funcionamento intestinal e fornecem energia.
* Ovos, leite e derivados: são fontes de proteínas e responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos. Opte pelos desnatados, semidesnatados e queijo branco.
* Frutas ou sucos naturais: fontes de vitaminas e sais minerais, que regulam diversas funções no organismo - mas não acrescente açúcar.

E o que evitar? Alimentos ricos em açúcar e gordura, tipo bolos e bolachas recheadas, leite e derivados integrais, queijos amarelos e embutidos (peito de peru e chester, que muitos acham mais saudáveis, são ricos em sódio, corantes e conservantes).

Como deve ser o café da manhã ideal?
* Crianças:  ter alimentos do complexo B (dão energia e ajudam no crescimento), fonte de carboidrato (pão ou cereal), fonte de proteína (queijo, leite ou iogurte), fruta, e pode ter uma fonte de gordura para passar no pão.
* Adultos: deve ter todos os grupos de alimentos, mas dar preferência aos pães integrais e leite/iogurte desnatados, que são menos gordurosos.
* Idosos: reforço de fonte láctea, proteínas, carboidratos, frutas e cereais integrais, Os idosos devem evitar excesso de alimentos ao longo do dia, e um café da manhã  saudável e equilibrado pode ser uma aliado para evitar as doenças crônicas.
* Para quem vai praticar esportes: dar preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico (demoram mais para serem digeridos e absorvidos), pães integrais, salada de frutas, cereais conjugados com proteínas para a recuperação muscular (tipo iogurte com aveia, vitamina de leite e linhaça). Se o espaço de tempo entre o café da manhã e o treino for menor que uma hora e meia, priorize os carboidratos e evite as proteínas e gorduras, para evitar desconforto intestinal  (consuma após a atividade física). Nunca faça exercícios em jejum, pois poderá causar hipoglicemia.
* Para quem vai estudar ou trabalhar: alimentos que estimulem o metabolismo e forneçam nutrientes e energia para começar bem o dia - pães e cereais integrais, frutas, proteínas, vitaminas do complexo B tipo ovos, leites e derivados, e porções de sementes como nozes, castanhas e amêndoas (auxiliam na memória).

E, assim, tenha um bom dia!

Fonte: Bem Estar Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário